São Paulo, Sexta-feira, 27 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMEAÇA

Brasil pode perder dois patrimônios da humanidade

CHRISTIANNE GONZÁLEZ
da Agência Folha, em Salvador

O Brasil pode perder dois patrimônios da humanidade caso continue permitindo a degradação de parques e monumentos.
O representante da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no Brasil, Jorge Werthein, disse ontem em Salvador (BA) que a organização poderá suspender o processo de concessão do título de patrimônio das humanidade do parque Monte Pascoal, que fica no sul da Bahia, e cancelar o do parque de Iguaçu, no Paraná.
"Se o governo não conseguir resolver o problema e as duas áreas continuarem ameaçadas de depredação, todo o processo de tombamento nos parques poderá ser interrompido ou cancelado."
A ameaça de Werthein é uma resposta às recentes violações ocorridas nas áreas citadas.
No parque Monte Pascoal, que engloba a primeira área onde os portugueses pisaram ao chegar ao Brasil, em 1500, cerca de cem índios pataxós e pataxós hã-hã-hãe invadiram a área e ocuparam as instalações de um posto do Ibama duas semanas atrás. Os índios querem a transformação do parque em reserva indígena.
Em Iguaçu, trabalhadores rurais ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e colonos construíram uma estrada no meio do parque.



Texto Anterior: Intermunicipal: Estado veta legalização de 10.889 peruas
Próximo Texto: Crise: "Remendos" tumultuam transportes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.