São Paulo, Sexta-feira, 27 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO
Mosaicos serão decorados com temas ligados à cidade
Projeto vai transformar cem muros de SP em obras de arte

da Reportagem Local

Uma São Paulo sem muros. Essa é a proposta do projeto "100 Muros", que será lançado amanhã, pelo Projeto Aprendiz (organização não-governamental) em parceria com a Fundação BankBoston e a Fiat, e que vai transformar muros em obras de arte.
Para isso, serão realizadas oficinas de mosaico com crianças, adolescentes e adultos de várias instituições. Nas aulas, as pessoas discutirão temas relativos à cidade e colocarão suas impressões nos azulejos, que depois vão para os muros. Em 30 meses, cem muros passarão pela transformação.
Dois exemplos do "100 Muros" já podem ser vistos na rua Belmiro Braga e na praça José Afonso de Almeida, zona sudoeste. Mas a idéia é que a intervenção aconteça em todas as regiões da cidade.
Segundo Bertrando Molinari, 52, vice-presidente executivo da Fundação BankBoston, a principal motivação do projeto é o seu grau de mobilização. "Os muros serão obras de arte coletiva. É um exercício de cidadania. As pessoas envolvidas estarão ajudando a construir a cidade."

Sedentarismo
Outro exercício de cidadania será realizado hoje em cerca de 6.800 escolas de todo o Estado de São Paulo. Nesse caso, a intenção é alertar alunos e comunidade para os problemas que uma vida sedentária pode causar à saúde.
Durante o dia todo, as escolas que aderiram ao movimento, batizado de "Agita Galera: o Dia da Comunidade Ativa", substituirão as aulas por debates, palestras, mostras de vídeos, além de uma série de atividades físicas, como jogos e brincadeiras.
O "Agita Galera" está em sua terceira edição e é organizado pelo "Agita São Paulo" e pela Secretaria de Estado da Saúde.



Texto Anterior: Nova técnica trata tumor cerebral
Próximo Texto: Alunos de SP terão e-mail gratuito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.