São Paulo, segunda-feira, 27 de setembro de 2004

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TRANSPORTE

Inacabada, só funcionará aos domingos e feriados

Integração entre o trem e o metrô na estação da Luz é inaugurada

VICTOR RAMOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Começou a funcionar ontem a ligação entre trem e metrô na estação da Luz. Como está inacabada e precisando de ajustes, a passagem subterrânea funcionará apenas aos domingos e feriados, em operação assistida, até a liberação total, em 28 de novembro.
Com a interligação, os passageiros do trem e do metrô terão acesso aos dois sistemas, por meio de uma passagem subterrânea na estação, sem que haja a necessidade da compra de um novo bilhete.
Apesar de ainda não estar concluída, a liberação da interligação contou com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que aproveitou a ocasião para circular pela região, cumprimentando comerciantes e pedestres. A obra foi entregue a uma semana das eleições municipais.
No evento, Alckmin afirmou que o transporte de trem e metrô "é a menina dos olhos do governo". Ele aproveitou para fazer crítica indireta à Prefeita Marta Suplicy (PT), ao dizer que "[fazer] túnel é administrar para o automóvel; trem e metrô é administrar para as pessoas".
Recentemente, a Prefeitura de São Paulo inaugurou dois túneis, nas avenidas Rebouças e Cidade Jardim. Marta é a principal adversária do candidato José Serra (PSDB), apoiado pelo governador tucano nesta eleição.
Alckmin disse que sua presença na entrega da interligação não teve caráter eleitoral, e justificou o funcionamento parcial da passagem. Afirmou que o aumento na circulação de pessoas que ocorrerá no local precisa ser acompanhado e que a mudança não poderia ser "da noite para o dia".
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), responsável pelo projeto, calcula que o número de usuários da estação da Luz deverá subir nos dias úteis dos atuais 80 mil para cerca de 150 mil, quando a passagem estiver funcionado diariamente.
A ligação entre trem e metrô na estação da Luz faz parte do projeto Integração Centro, junto com as estações do Brás e da Barra Funda, onde a transferência gratuita já existe. O custo do projeto é de U$ 95,1 milhões. Desses, U$ 45 milhões foram pagos pelo Bird (Banco Mundial) e o restante, pelo governo do Estado.
Depois de entregar a interligação na Luz, o governador foi de trem até a estação Ipiranga, que passou por reformas e adequações. Nessa estação, os investimentos foram de R$ 350 mil.

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