São Paulo, quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARANÁ

Vigilância Sanitária determina retirada de 2 lotes de dipirona

DA AGÊNCIA FOLHA

A Vigilância Sanitária do Paraná determinou anteontem o recolhimento de dois lotes de dipirona, em hospitais e postos de saúde, em razão da investigação sobre duas mortes ocorridas no fim de semana.
Um homem de 71 anos morreu no domingo, em Londrina, e um menino de quatro anos morreu em Prado Ferreira, no sábado, após terem sido medicados com a substância. Outro homem, de 80 anos, que também foi medicado com dipirona de um dos dois lotes continua internado em Londrina após ter sofrido uma parada cardiorrespiratória.
A Vigilância Sanitária estadual notificou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre a medida preventiva. Segundo a secretária da Saúde de Londrina, Josemari de Arruda Campos, os lotes interditados não são de um mesmo laboratório fabricante. Ela afirmou que os três casos são diferentes e, possivelmente, a dipirona não foi a causadora das mortes.
A medida preventiva é relativa a cerca de 12 mil ampolas de dipirona injetável, lote z04605, com fabricação em 10/05 e validade até 10/07, e do medicamento dipirona sódica, lote 233.0007-B, com fabricação em 10/05 e validade até 10/07. Um dos lotes é do laboratório Teuto. A reportagem não conseguiu contato com o fabricante.
A interdição não tem prazo definido para terminar, pois depende dos resultados dos exames. O laudo deve sair em torno de 30 dias.


Texto Anterior: Saúde: Nº de doadores de órgãos cai pelo 2º ano seguido no país
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.