São Paulo, Quarta-feira, 27 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Formas de contágio assustam pesquisadores

do enviado especial

O que mais preocupa os especialistas são as formas de transmissão ainda desconhecidas do vírus da hepatite C. Já se sabe que o sangue é a principal forma de contágio e que o vírus passa de uma pessoa para outra com grande facilidade. Sabe-se também que a transmissão por via sexual é menos frequente.
Assim, as pessoas que receberam transfusão de sangue, os hemofílicos e os usuários de drogas injetáveis estão no grupo de risco. "O problema é que muitos dos infectados não pertencem a esse grupo nem fizeram sexo desprotegido nem tiveram nenhuma conduta que poderia levar a uma suspeita", diz Roberto Focaccia. Nos EUA e na Europa, onde o controle do sangue é quase absoluto, a prevalência não vem caindo. Significa que as pessoas estariam sendo contaminadas por formas de transmissão ainda não conhecidas.
Segundo Focaccia, já foram levantadas hipóteses como contágio pela água ou pela comida e até mesmo por algum tipo de animal.

Cuidados
Edwal Campos Rodrigues, da Universidade Federal de São Paulo e especialista em infecção hospitalar, diz que entre 8% e 10% dos casos de hepatite C são indeterminados, ou seja, não se conhece a forma de transmissão. Entre os profissionais de saúde, chega a ser três vezes maior. "Estão negligenciando uma infecção que daqui a cinco anos vai ser a catástrofe da hora."
Nos EUA, as pessoas estão sendo aconselhadas a levar para o salão de barbeiro e de manicure seus próprios instrumentos, como alicates e navalhas, ou a exigir aparelhos descartáveis. Ainda assim, o número de casos não vem diminuindo. (AB)


Texto Anterior: Saúde: Hepatite C ameaça tomar lugar da Aids
Próximo Texto: Financiamento: Crédito educativo poderá ser ampliado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.