São Paulo, terça-feira, 27 de outubro de 2009

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Metrô faz minirrampa para facilitar embarque

Medida, na Sé e em Itaquera, é para reduzir vãos entre os trens e a plataforma

Decisão ocorre quatro anos após criação de normas para facilitar acesso de pessoas que têm dificuldade de locomoção, como idosos

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Quatro anos depois da criação de normas para facilitar o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção aos trens, o Metrô de São Paulo decidiu implantar minirrampas para reduzir os vãos existentes entre as plataformas e as portas das composições nas estações Sé, a maior do sistema, e Itaquera.
Hoje, as plataformas dessas estações não se enquadram nas exigências elaboradas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) porque o vão é maior do que 10 cm, espaço máximo para a segurança de cadeirantes e outras pessoas com dificuldade de andar.
Segundo o Metrô, a melhora vai beneficiar também idosos, obesos, gestantes e pessoas com crianças de colo. Os projetos-pilotos serão aplicados nas duas estações e depois estendidos a outros terminais do metrô. Como não é possível mexer nos trens e nas plataformas, o metrô optou por criar os chamados "pentes prolongadores".
Embora o prazo definido por decreto federal para a adequação das estações termine em 2014 e a acessibilidade só seja obrigatória em ao menos um ponto de embarque, os técnicos da companhia optaram por adaptar todas as plataformas.
A necessidade de reduzir os vãos entre os trens e a plataforma, segundo o Metrô, ocorre porque há "grande carregamento e conseguinte conflito de usuários nas operações de embarque e desembarque".

Disputa
Essa disputa é diária, diz o aposentado Vitor Jorge, 72, que usa bengala e ontem à tarde tentava embarcar na Sé. Segundo ele, ao menos para o idoso, há mais problemas para entrar nas composições. "Dizem que o primeiro vagão é para o idoso, mas ele é usado por quem quiser, não é preferencial. Não tem ninguém fiscalizando isso."
Como não existe um sistema pronto, o Metrô pretende contratar uma empresa para elaborar protótipos dos "pentes".
Os primeiros protótipos, prevê a companhia, devem estar instalados nas duas estações até agosto de 2010, para depois ser espalhado pelas demais. Como o processo está no início, a companhia diz ainda não ter orçado o investimento.
A Folha questionou o Metrô sobre acidentes devido aos vãos, mas a empresa respondeu somente que o número "não é significativo". Outras medidas, como avisos sonoros e placas de orientação, já existem.


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