UOL


São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha publica amanhã caderno sobre a história de São Paulo

DA REDAÇÃO

A Folha publicará na edição de amanhã o caderno especial "450 Anos de História", dentro da cobertura do aniversário de São Paulo, no dia 25 de janeiro.
As reportagens e os artigos vão tratar da evolução de uma cidade que foi por três séculos vilarejo modesto e isolado e que se tornou uma metrópole com 10,5 milhões de habitantes na passagem para o século 21.
A São Paulo que se conhece hoje viu sua população aumentar 43 vezes de 1900 a 2000 -resultado do que pode ser chamado de "espetáculo do crescimento" impulsionado a partir das última décadas do século 19 pela agricultura cafeeira e pela industrialização.
A atual metrópole cultural e cosmopolita era bastante diferente em seu primeiros séculos. Lia-se quase nada em São Paulo.
A barreira linguística era tão cruel que, certa vez, para conversar com o representante da coroa, fazendeiros paulistanos, que falavam apenas o idioma dos índios, precisaram de um intérprete.

Justiça elástica
Na cidade dos séculos 17 e 18, a justiça era bastante elástica. O crime de homicídio, por exemplo, só era punido quando o autor atingia a sétima ou a oitava vítima.
No século 16, era um lugar de escassez. Não havia como dar de comer ao ousado viajante que tivesse a coragem de galgar as escarpas da serra pela difícil estrada indígena. Em 1599, a antiga Câmara Municipal fez convite para quem quisesse abrir casas de comestíveis.
Até o final do século 19, a comida trivial é ainda calcada na cozinha original da época dos bandeirantes: o arroz com feijão, a farinha e a carne de porco ou de boi e algum raro legume.
Em 1872, a chegada da iluminação pública a gás serve de marco zero da depois famosa noite paulistana. Até então, praticamente não se saía sem sol -a não ser em casos de lua cheia.


Texto Anterior: Urbanismo: Após 9 meses, obra de auditório vai começar
Próximo Texto: Edição sobre os 400 anos está na internet
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.