São Paulo, domingo, 28 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apreensão teve aumento de 127%

MAURO ALBANO
DA AGÊNCIA FOLHA

A quantidade de maconha apreendida pela Polícia Federal aumentou 127% no ano passado em relação a 1999. O número saltou de 69 toneladas em 1999 para 157 toneladas em 2000.
O delegado Getúlio Bezerra, diretor da DRE (Divisão de Repressão a Entorpecentes) da Polícia Federal, afirmou que parte das apreensões realizadas em outros Estados também é resultado de investigações iniciadas em Mato Grosso do Sul.
Segundo o delegado Bezerra, o Estado é a principal "porta de entrada" da maconha no território brasileiro devido à fronteira com Paraguai e Bolívia, dois dos maiores pólos exportadores de drogas, e à dificuldade de fiscalização.
De acordo com ele, o efetivo da Polícia Federal nas fronteiras não é suficiente para controlar o tráfico e o contrabando.
A maioria das apreensões de maconha feitas no país em 2000 (77,8%) foi realizada na região Centro-Oeste. Em seguida, vem a região Sudeste com 11,5%.
Já o total de cocaína apreendida pela PF sofreu uma redução de 30% entre 1999 e 2000: foram apreendidas 4,7 toneladas, contra 6,8 toneladas em 1999.

Crack
As apreensões de crack caíram ainda mais. De 176,5 kg em 1999, passaram a 55,9 kg em 2000 -uma redução de 68,3%.
"Também não há como apontar com certeza a origem dessa queda", disse o diretor da DRE. "Os agentes que combatem todos os tipos de entorpecentes são os mesmos e, ainda assim, temos resultados bastante diferentes", afirmou.
Uma possibilidade para a redução da quantidade de cocaína apreendida, segundo Bezerra, é a maior sofisticação das quadrilhas que lidam com esse tipo de entorpecente.
"O número de apreensões tem se mantido estável, mas as quantidades são menores. Eles sabem mudar de estratégia", afirmou o delegado.
A região Sudeste lidera o ranking das apreensões de cocaína, concentrando 35% do total de material descoberto pela Polícia Federal. Em seguida aparece a região Centro-Oeste, com 24,3% das apreensões.




Texto Anterior: Pagamento a lavrador é feito em maconha
Próximo Texto: Cidades enfrentam desemprego
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.