São Paulo, quarta-feira, 28 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CE tem 17 vítimas e açudes cheios

DA AGÊNCIA FOLHA

Pelo menos cinco pessoas morreram no interior do Ceará nos dois últimos dias por causa das chuvas. Há problemas também em Pernambuco e no Paraná.
O saldo de mortes no Ceará, desde a semana passada, chega a 17 pessoas, vítimas principalmente de afogamento por causa do transbordamento de açudes.
Seis municípios decretaram estado de emergência ou de calamidade pública. Sem informações completas, a Defesa Civil do Estado calcula que 200 famílias estejam desabrigadas no Ceará.
As chuvas mais fortes têm se concentrado na região dos Inhamuns, a mais seca do Estado, e no Cariri, sul do Ceará. Em Salitre (630 km de Fortaleza), 70 famílias estavam desabrigadas.
O nível registrado dos açudes neste ano supera o do mesmo período do ano passado, com a água chegando a 31% da capacidade -em janeiro de 2003, a média dos reservatórios era de 23%. Até ontem, 22 açudes do interior cearense já haviam transbordado.

Pernambuco
A Prefeitura de Ipubi (670 km de Recife) decretou ontem estado de calamidade pública devido aos estragos causados pela chuva que atinge a região há duas semanas.
Segundo a Defesa Civil do Estado, 275 casas foram destruídas na cidade pelas enxurradas nas áreas ribeirinhas. Oito municípios estavam em situação de emergência, 2.600 pessoas estavam desabrigadas e 14 morreram.
Segundo a entidade, 13 das vítimas morreram por afogamento, quase todas durante banhos de comemoração pela chegada da chuva. A região Nordeste passava por um período de seca intensa.
Na região metropolitana, a Defesa Civil respondeu a 80 ocorrências ontem, nenhuma grave. Ruas alagaram em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Paraná
O Corpo de Bombeiros localizou ontem, em um rio do litoral do Paraná, o corpo do carroceiro Reinaldo Cipriano da Silva, 33, desaparecido desde domingo, durante uma enxurrada. Foi a terceira morte provocada pelas chuvas do final de semana no Estado.
O cavalo de Silva já havia sido encontrado morto dentro do rio Jacareí, em Paranaguá -na divisa com o município de Morretes-, ainda no dia em que o dono desapareceu. Os rios de Morretes transbordaram no domingo, desabrigando cerca de 280 pessoas, segundo a Defesa Civil.
Na manhã de domingo, morreram Fábio Márcio Gubarra, 19, e a namorada dele, Li Kwan Zhen, 25, atingidos por uma araucária que caiu no centro de Curitiba, durante um temporal.


Texto Anterior: Tempo não deve mudar até fim de semana, diz Inpe
Próximo Texto: Reservatórios continuam baixos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.