São Paulo, quarta-feira, 28 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Avião aterrissa em Belo Horizonte com 277 brasileiros detidos; estão previstos novos embarques em março e abril

Chega hoje primeiro vôo dos EUA com ilegais

ADRIANA CHAVES
DA AGÊNCIA FOLHA

O primeiro vôo trazendo de volta brasileiros presos por imigração ilegal nos Estados Unidos chega hoje ao aeroporto de Confins (42 km de Belo Horizonte).
A aeronave da companhia portuguesa Air Açores deve aterrissar entre as 10h e as 11h30. No vôo, fretado, estarão 15 policiais federais dos EUA.
O acordo para repatriar os cerca de mil brasileiros detidos em solo americano por entrada irregular foi firmado pela comissão externa do Congresso Nacional com o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.
Segundo o senador Hélio Costa (PMDB-MG), integrante da comissão, 277 brasileiros -cerca de 180 mineiros, 32 goianos e o restante de outros Estados- estarão no vôo. Outros três vôos com brasileiros detidos estão previstos para março e abril.
Ao chegar a Confins, os brasileiros serão interrogados e, se necessário, atendidos em ambulâncias. A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado informou que os mineiros que necessitarem de ônibus intermunicipal para retornar a suas casas receberão um vale-passagem.
Os moradores de outros Estados que não tiverem como voltar a suas cidades após o desembarque serão alojados no Crem (Centro de Referência Estadual do Migrante), onde poderão dormir e se alimentar. Até o final da tarde de ontem, a secretaria negociava passagens aéreas.
O prefeito de Governador Valadares (MG), João Domingos Fassarella (PT), confirmou presença no aeroporto para recepcionar os moradores do município. Um ônibus foi contratado pela prefeitura para transportar os moradores da região. O governo de Goiás também providenciou transporte para os goianos.


Texto Anterior: Segurança: Investigação no Rio indica parceria CV-PCC
Próximo Texto: Consulado em SP vai iniciar fichamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.