São Paulo, quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamaraty não vê abuso em ação da Espanha

Segundo Ministério das Relações Exteriores, média de brasileiros barrados é de três ou quatro por dia, algo considerado normal

Grupo que voltou ao Brasil no último domingo teve entrada rejeitada na Espanha em dias diferentes, de acordo com o ministério

DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil negou ontem que os oito brasileiros barrados no aeroporto de Barajas, em Madri, e que voltaram ao Brasil no domingo tenham sido vítimas de denegação em massa pela imigração espanhola.
Segundo a assessoria da pasta, o que houve foi um acúmulo de brasileiros que tiveram as entradas recusadas em dias diferentes, mas, por falta de voos, acabaram voltando juntos. Eles desembarcaram anteontem no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo).
O Itamaraty diz que a média de brasileiros recusados continua sendo de três a quatro por dia, patamar considerado normal pela pasta. As recusas, que atingiram uma média de 20 a 25 por dia de janeiro a março de 2008, caíram após representantes dos dois países terem assinado um acordo em abril para reduzir a quantidade de entradas negadas.
O ministério afirmou que, embora não tenha verificado indícios de maus-tratos por parte da imigração espanhola, o grupo pode enviar reclamação formal à pasta pelo e-mail dac@mre.gov.br para que o caso seja investigado.
A Embaixada da Espanha disse que o problema ocorrido no ano passado não estava se repetindo, mas que negocia com o governo brasileiro um reforço na divulgação dos documentos exigidos para a entrada no país.
Ainda de acordo com a embaixada, dos 2.460 brasileiros que foram admitidos na Espanha em 2008, 1.263 -pouco mais da metade- entraram de janeiro a março, no auge da crise dos barrados.


Texto Anterior: Hospital da Unisa enfrenta greve de médicos residentes
Próximo Texto: A cidade é sua: Professora diz que Nossa Caixa cobrou a mais para fechar conta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.