São Paulo, quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Serra, imprensa ignora ações de combate à enchente

DA REPORTAGEM LOCAL

O governador de São Paulo José Serra (PSDB) criticou ontem a cobertura da mídia sobre as enchentes do Estado, que já provocaram 64 mortes desde o dia 1º de dezembro. Na visão de Serra, a imprensa destaca apenas os problemas enfrentados e despreza as ações de sua gestão que considera positivas.
A crítica do governador, que é pré-candidato à Presidência, foi feita após ele ser questionado por jornalistas sobre a construção de piscinões na capital como alternativa para combater as enchentes.
"Outro dia eu inaugurei um com 500 metros cúbicos, o segundo piscinão do Brasil. A imprensa não deu a menor bola. Porque dá-se bola para o problema, mas para a solução, não", afirmou o tucano, durante a inauguração de uma escola técnica na zona leste da capital.
Pelo plano antienchente da bacia do Tamanduateí, feito em 1998, deveriam ser construídos na região do rio 37 piscinões.
Passados quase 12 anos, apenas 41% destes projetos, segundo o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), estão em funcionamento.

Menos caos
Se todo o plano de macrodrenagem para São Paulo tivesse sido implementado, os transtornos provocado pelo transbordamento do rio Tietê, na semana passada, por exemplo, teriam sido menores, de acordo com os especialistas.
O Tamanduateí é o principal afluente do rio Tietê, que transbordou três vezes desde a inauguração da obra de rebaixamento de sua calha em 2006. Na época da inauguração, o governo do PSDB, então sob o comando de Geraldo Alckmin, dizia que as inundações no local iriam acabar.
(ROGÉRIO PAGNAN)


Texto Anterior: Memória: Então prefeito, Maluf também culpou lixo em 95
Próximo Texto: Famílias deixam casas com medo de represas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.