São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SC registra os menores índices do país

DA AGÊNCIA FOLHA

Um controle migratório eficaz, alto índice de escolaridade e economia equilibrada são os fatores apontados pelo governo de Santa Catarina e pela seção local da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para o Estado registrar a menor taxa de homicídios do país. Segundo a OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos), Santa Catarina tem 11,1 assassinatos para cada 100 mil habitantes.
"O principal é o trabalho social de evitar a concentração urbana. Isso fez com que pessoas que costumavam ir para o litoral ou para grandes cidades continuassem vivendo no interior. Estancou a migração", disse o secretário da Segurança do Estado, Ronaldo Benedet.
Para o presidente da OAB-SC, Paulo Roberto de Borba, o fato de o Estado ser "economicamente muito equilibrado" ajuda a explicar a posição no ranking. "Aqui não há bolsões de pobreza." Segundo ele, a educação também tem papel fundamental.
Ainda assim, ambos fazem ressalvas. "Ainda há problema criminais graves. Se eles existem aqui, que tem a menor taxa, imagine como está no resto do Brasil", afirma Benedet. (THIAGO REIS)


Texto Anterior: Pernambuco é líder em taxa de homicídios
Próximo Texto: 71 das 556 cidades mais violentas estão em SP; São Sebastião tem as piores taxas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.