São Paulo, quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Goiás, mulher diz que hospital retirou seu útero por engano

Dorcelina Justo afirma que iria se submeter a uma cirurgia para incontinência urinária, mas diz que o médico errou

Administração do hospital Garavelo, em Aparecida de Goiânia, afirmou que só irá se pronunciar sobre o caso após sindicância interna

RENATA BAPTISTA
DA AGÊNCIA FOLHA

Uma dona-de-casa de 48 anos afirma ter ido fazer uma cirurgia para incontinência urinária e teve o útero retirado por engano, em Aparecida de Goiânia (região metropolitana de Goiânia).
Após quatro meses de espera, Dorcelina Justo foi internada no último dia 21 no hospital Garavelo, que é particular, para uma cirurgia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) de reconstituição do períneo. Depois de uma possível troca de prontuários médicos, teve o útero extraído.
Ela afirmou que sentiu dores na região do estômago durante o procedimento e questionou o médico, que disse que tinha acabado de retirar seu útero.
"Disse a ele [médico] que não precisava tirar o útero, mas era tarde. Fiquei desesperada. Agora estou péssima", disse Justo, que após a retirada do útero passou por cirurgia no períneo.
Ela disse acreditar que tenha ocorrido troca de prontuários, pois conheceu no hospital uma mulher chamada Rosália que teria o útero retirado.
A administração do hospital Garavelo disse que vai se pronunciar somente após a conclusão de sindicância interna.
Ela afirmou que o erro lhe custou o desejo de ser mãe pela terceira vez. Ela tem dois filhos adultos do primeiro casamento. "O sonho acabou. Não vou poder dar filhos a meu marido, que não tem nenhum", disse.
Justo registrou o fato na 4ª Delegacia Distrital de Aparecida de Goiânia. O advogado da dona-de-casa, Edilberto Dias, disse que ela vai acionar o hospital e a equipe médica na Justiça. O Conselho Regional de Medicina de Goiás investiga a suspeita de erro médico.


Texto Anterior: Ação ecológica: Plantio de árvores em Itu pode entrar no "Guinness Book"
Próximo Texto: Recomeço: Um ano após ser baleada, Priscila conta perdas e ganhos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.