São Paulo, sábado, 28 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

outro lado

Obras na Pompeia estão em fase de projeto, diz prefeitura

Secretário da Infraestrutura diz que não há dificuldades para gastar e que boas intervenções precisam de bom plano

DA REPORTAGEM LOCAL

Marcelo Cardinale Branco, secretário de Infraestrutura Urbana e Obras da prefeitura, diz, em nota, que não existe "dificuldade em gastar o dinheiro das operações urbanas". De acordo com ele, "boas intervenções precisam de um bom projeto e é o que estamos fazendo".
A existência de recursos em caixa, para Branco, não é um indicador de fracasso. "É necessário vender os títulos quando o mercado está disposto a comprar", afirma a nota.
"Se não tivéssemos vendido títulos das operações urbanas no ano passado [o que gerou esses valores em caixa], certamente não os venderíamos hoje no mesmo volume, com a diminuição da atividade econômica. Nos próximos meses é possível que gastemos mais do que arrecadaremos [porque vários projetos estão sendo concluídos, e as obras, licitadas]".
O secretário se refere às operações urbanas Faria Lima e Água Espraiada, que arrecadam recursos com a venda de títulos que permitem construir mais do que o limite permitido pelo zoneamento da região. Nas operações Água Branca e Centro, o responsável pela obra paga quando aprova o projeto, sem a venda de títulos.
No caso da Água Branca, a secretaria diz que a operação só despertou o interesse do mercado imobiliário a partir de 2005. Por isso, o plano de obras não foi implantado.
Outro problema é que a tendência na região sofreu uma mudança, diz a secretaria. Em 1995, a lei previa a criação de um polo de comércio e serviços, mas essa previsão não se concretizou. O espaço para imóveis residenciais está praticamente esgotado e há sobra para áreas comerciais. Por isso, a lei passará por uma revisão.
As obras contra enchentes se encontram em fase de projeto, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura. Não há previsão para o início das obras.


Texto Anterior: Operação Faria Lima é a mais bem sucedida
Próximo Texto: Região da Água Branca tem dois planos contra enchentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.