São Paulo, quarta-feira, 28 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descentralizar é a solução, dizem especialistas

DA REPORTAGEM LOCAL

Especialistas ouvidos pela Folha dizem acreditar que a desativação do Complexo do Carandiru, seguida da implantação de diversas unidades prisionais no Estado, seja a melhor alternativa para tentar driblar a crise no sistema carcerário em São Paulo.
Segundo o ex-ministro da Justiça José Carlos Dias, uma das alternativas para o problema é a venda de uma parte do terreno do complexo para a construção de prédios de apartamentos.
Outra possibilidade é abrir uma grande licitação para construir vários presídios em outras cidades, tendo como forma de pagamento a troca do novo presídio por uma parte do terreno do Carandiru. Segundo Dias, esse tipo de iniciativa é comum nos EUA.
Para o coordenador-adjunto do Núcleo de Estudos da Violência da USP, Sérgio Adorno, a desativação do complexo é uma reivindicação antiga, que ganhou fôlego na época do massacre (1992) e que tem o apoio de diversos setores da sociedade. (MELISSA DINIZ)



Texto Anterior: Desativação é discutida desde a década de 80
Próximo Texto: Urbanidade - Gilberto Dimenstein: Ronda aérea contra o crime
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.