São Paulo, sábado, 28 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AEROPORTOS

Novo sistema dirá em 8 s se viajante pode entrar no país

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Um novo sistema para controle de entrada de viajantes será testado em aeroportos brasileiros neste ano. Ao desembarcar, o estrangeiro passará por uma cabine com uma câmera fotográfica que lê e identifica a íris. Em oito segundos, será possível comparar com a foto do passaporte e detectar se o documento é verdadeiro e se o portador está impedido de entrar no país.
O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, assinou protocolo com o governo português autorizando o acordo. Portugal deve bancar a vinda de equipamentos, que já operam ali. Uma empresa local detém a tecnologia.
Uma equipe de Portugal deve instalar, provavelmente em Brasília as primeiras máquinas. Caso dê certo, o governo pode ampliar o sistema para todos os aeroportos.
A tecnologia, porém, só funciona para passaportes com chip, adotado principalmente nos países europeus e nos EUA. O Brasil deve implantar esse novo modelo a partir de 2010.


Texto Anterior: Trânsito: Faixas da Faria Lima ficarão interditadas a partir de hoje
Próximo Texto: PMs do Rio fraudam curso para ganhar R$ 400 de bolsa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.