São Paulo, sábado, 28 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contra aquecimento, cartões-postais ficam hoje às escuras por 1 h

Ato simbólico, que também ocorrerá hoje em outros 83 países, tem o objetivo de alertar a população para problemas ambientais

Luzes serão apagadas das 20h30 às 21h30; é a primeira vez que o Brasil participa da campanha Hora do Planeta, que está na terceira edição

TALITA BEDINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Ponte Octavio Frias de Oliveira, Monumento às Bandeiras, Teatro Municipal, estádio do Pacaembu e parque Ibirapuera ficarão às escuras por uma hora na noite de hoje. Eles são alguns dos principais cartões-postais da cidade que participarão da Hora do Planeta, um ato simbólico que busca chamar a atenção da população para problemas ambientais, como o aquecimento global e a mudança climática.
Também apagarão suas luzes 381 organizações, 753 empresas e 54 veículos de comunicação de 77 cidades brasileiras, de acordo com a ONG WWF, que organiza a iniciativa. Outros 83 países também participarão.
A Prefeitura de São Paulo decidiu aderir à iniciativa no dia 23 deste mês.
O Rio de Janeiro também aderiu à campanha. Na cidade, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a orla de Copacabana ficarão às escuras.
Participam ainda, entre outros, o Palácio do Planalto e o Palácio do Itamaraty, a Esplanada dos Ministérios e a Catedral, em Brasília.

Luzes da sala
Os interessados em participar também poderão apagar as luzes da sala de suas casas entre as 20h30 e as 21h30 (pelo horário de Brasília).
"Nós estamos nos unidos em torno dos mesmos objetivos. Apagar a luz é um ato comum, que nos une para tratar de um assunto de importância global", afirmou a secretária-geral da WWF-Brasil, Denise Hamú.

Eventos
Esta será a 3ª edição do evento, que começou em Sidney, na Austrália. No ano passado, 371 cidades de 35 países participaram. Neste ano, pelo menos 2.848 cidades se inscreveram na iniciativa, de acordo com a ONG. Este é o primeiro ano em que o Brasil participa do ato.
Durante a noite de hoje, cada cidade também fará eventos paralelos. Em São Paulo, por exemplo, haverá também apresentações de dança e de música na praça Victor Civita (em Pinheiros, zona oeste de São Paulo). O evento começará às 19h30 e terá entrada franca.


Texto Anterior: Avião: Família de casa atingida por motor não foi contatada por empresa
Próximo Texto: Mãe de menina que abortou é indiciada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.