São Paulo, quarta-feira, 28 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alckmin vê incompetência ou suborno

DA REPORTAGEM LOCAL

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), classificou ontem a fuga no CDP do Belém como "absurda" e sugeriu envolvimento de funcionários. "Ou é muita incompetência ou é suborno. Não tem outra explicação", disse o governador.
Segundo Alckmin, o episódio mostrou dois erros graves de segurança -o fato de o falso oficial de Justiça ter passado primeiro pelo portão de entrada do complexo e depois pela portaria do CDP 1 do Belém.
"Não é possível alguém chegar lá [na unidade], dizer que é oficial de Justiça e você abrir a porta", afirmou, segundo sua assessoria, em um evento ontem pela manhã. Alckmin disse que uma sindicância vai apurar se houve convivência de funcionários, mas a Secretaria da Administração Penitenciária informou que ninguém tinha sido afastado.
De acordo com o secretário Nagashi Furukawa, é comum oficiais de Justiça entregarem à noite alvarás de soltura nas unidades. Mas, a partir desse episódio, a secretaria decidiu impedir a entrada de oficiais na área administrativa das unidades da capital paulista depois das 17h. O oficial de Justiça terá de deixar o documento no primeiro portão.
A assessoria do Tribunal de Justiça informou que o sistema é descentralizado e que cada Vara é responsável pela entrega dos seus mandados. Muitos alvarás são entregues à noite, segundo o TJ, porque os oficiais aproveitam o final do dia para fazer esse serviço, o que agilizaria o processo.


Texto Anterior: Entrada de comparsas não é explicada
Próximo Texto: Urbanidade: Favela colorida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.