São Paulo, quinta-feira, 28 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

40 mil escolas deverão receber aparelhos de DVD

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Quarenta mil estabelecimentos públicos de ensino fundamental com mais de cem alunos matriculados receberão, a partir de agosto, aparelhos de DVD e um kit com 200 horas de gravação dos programas da TV Escola para utilização em aulas e capacitação de professores. A meta é levar a programação a 28 milhões de alunos.
Começaram também a ser distribuídas mais 3.500 antenas parabólicas para escolas do Norte e Centro-Oeste. Paralelo a isso, o Ministério da Educação faz um levantamento sobre o funcionamento do kit TV Escola (antena parabólica e aparelhos de TV e de videocassete) repassado a cerca de 50 mil unidades ainda na gestão FHC. O MEC estima que o balanço vá levar de seis a oito meses.
Em 2004, o MEC levantou uma amostra entre 150 escolas do Distrito Federal e detectou problemas na sintonia do canal em ao menos 50% delas. Foi criada então uma cartilha e um curso de capacitação para técnicos.
O ministério tem cerca de R$ 15 milhões para investir nos equipamentos, que incluem ainda 366 gravadores de DVD a serem distribuídos aos núcleos de tecnologias educacionais para que continuem gravando os programas.
"A programação não substitui o professor, e sim complementa o trabalho", disse o ministro Tarso Genro. A TV Escola é um canal, via satélite, criado em 1996 e destinado à educação. As empresas interessadas em fazer parte do pregão para a compra dos equipamentos terão 14 dias para apresentar suas propostas.
(LUCIANA CONSTANTINO)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Justiça acaba com exigência de CPF em Enem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.