São Paulo, quarta-feira, 28 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado faz o que quer, diz especialista

DA REPORTAGEM LOCAL

Coordenador do Laboratório de Habitação da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) da USP (Universidade de São Paulo), João Sette Whitaker afirma que o que deve prevalecer na capital paulista é a lei do zoneamento do município e que "o grande desastre urbano no Brasil é a liberalidade absoluta da produção do espaço das cidades".
"O mercado imobiliário faz o que quer, sempre fez. Trabalha para a constante verticalização e, com isso, destrói a cidade", afirma Whitaker, que acredita que a liberação do gabarito dos prédios em São Paulo seria desastrosa do ponto de vista urbanístico.
Diretor da FAU, o urbanista Sylvio Sawaya acredita que romper o tombamento desses bairros loteados pelo interesse privado em São Paulo abriria um precedente.
"Deviam demolir de uma vez, embargar não adianta nada. A legislação é muito permissiva. Tem bairros que as ruas não comportam verticalizar", diz Sawaya.
(VQG)


Texto Anterior: Justiça define futuro de bairros planejados
Próximo Texto: Procuradora é suspeita de agredir filha no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.