São Paulo, segunda-feira, 28 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tropas não vão ser covardes, diz mulher de policial

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

Rhene Jorge do Nascimento, 38, não hesitou em apoiar o marido na greve. Há uma semana, ela e os dois filhos -um de 11 meses e outro de dois anos- "moram" no 1º BPM (Batalhão da Polícia Militar), em Palmas.
Segundo ela, pelo menos 700 pessoas -mulheres e filhos dos soldados da PM de Tocantins- estão nos batalhões da PM nas principais cidades do Estado (Palmas, Araguaína e Gurupi). O objetivo é impedir que o Exército faça a desocupação dos locais.
Assustada com a possibilidade de invasão, ela deu uma entrevista por telefone à Agência Folha. Leia a seguir os principais trechos:

Pergunta - Por que você resolveu participar diretamente da greve?
Rhene Jorge do Nascimento -
Por causa da intransigência do governador Siqueira Campos, que não queria negociar. As reivindicações são justas. Os policiais querem aumento salarial, diminuição da carga horária, maior condição de trabalho e não-retaliação.

Pergunta - O seu marido teve a prisão preventiva decretada?
Rhene -
Teve e não entendo o motivo. Ele [o cabo Maurício Junquilho" está há cinco anos na corporação e nunca se envolveu em delitos. Dizem que ele é um dos líderes do movimento, mas é um movimento justo. Ele ganha R$ 615 bruto. Com os descontos vai para R$ 270. Não dá para viver.

Pergunta - Como vocês estão cuidando dos filhos dentro do 1º BPM?
Rhene -
Viemos preparadas para passar o tempo que for possível. Não falta nada. Temos água, lanche, remédios e fraldas descartáveis. Podemos ficar mais 15 dias.

Pergunta - Como vocês avaliam a chegada das tropas do Exército?
Rhene -
A gente tem certeza que o Exército não invadirá. Eles vão querer negociar, e nós também.

Pergunta - Os policiais estão armados e afirmam que vão resistir. Você não teme um confronto?
Rhene -
Creio que não. Acho que o Exército não vai tomar uma atitude covarde.



Texto Anterior: Violência: Exército vai ao Tocantins para conter greve
Próximo Texto: Grade impede contato de preso com visita na Casa de Custódia de Taubaté
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.