São Paulo, segunda-feira, 28 de junho de 2004

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TRÂNSITO

Com o Passa-Rápido, marronzinhos voltarão a autuar motorista que circular pela faixa esquerda da avenida

CET multará carro no corredor 9 de Julho

DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo sem a instalação de câmeras, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que começará a multar hoje os carros e motos que circularem pela faixa esquerda da avenida Nove de Julho. A faixa voltou a ser exclusiva para ônibus anteontem, quando começou a operar o Passa-Rápido da Nove de Julho, que liga a zona oeste ao centro da capital paulista. Antes, os ônibus circulavam tanto no lado esquerdo como no direito da pista.
Ontem, a maioria dos motoristas já evitava transitar pelo lado esquerdo da pista, embora alguns insistissem em utilizar a faixa exclusiva para ônibus. A infração implica multa de R$ 127,69 e cinco pontos na habilitação.
Como as câmeras para flagrar os carros que invadirem o corredor ainda não estão funcionando, a fiscalização será feita pelos marronzinhos. Nos primeiros dias da operação, a determinação é que eles apenas orientem os motoristas a sair da faixa. Em caso de insistência, porém, a multa será aplicada. A separação do corredor do resto da pista é feita por meio de uma linha pintada no asfalto.
De acordo com a assessoria de imprensa da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a medida não deve afetar o tráfego no local, já que a Nove de Julho já tinha uma faixa exclusiva para ônibus antes das obras do Passa-Rápido, iniciadas em setembro do ano passado. Na época também eram aplicadas multas aos motoristas que invadissem o corredor.
Criado na década de 80, o corredor era segregado das demais faixas por muros e grades, o que contribuiu para a degradação dos imóveis do entorno.
O trecho do Passa-Rápido que já está funcionando vai do terminal Bandeira (centro) à avenida São Gabriel. O corredor completo, previsto para agosto, irá até o terminal Santo Amaro. Ao todo, terá 13 quilômetros de extensão e custará cerca de R$ 45 milhões.
Além das câmeras, ainda há uma série de equipamentos, como bancos, faltando no trecho que foi entregue no sábado. Ontem, ainda havia funcionários da prefeitura trabalhando em muitos pontos do corredor. Em alguns, a pavimentação ainda não havia sido concluída.
Segundo a CET, as obras no trecho inaugurado devem ficar prontas nas próximas semanas e todos os ajustes na operação devem ser realizados em até 90 dias. A SPTrans (empresa municipal que gerencia o transporte coletivo) tira dúvidas dos usuários pelo telefone 156 ou no site www.sptrans.com.br.


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