São Paulo, quarta-feira, 28 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

TRANSPORTE

Justiça suspende viagem gratuita de idosos
A passagem gratuita em linhas interestaduais de ônibus, trens e barcos para idosos, que deveria começar a vigorar no próximo domingo, está temporariamente suspensa por decisão da 14ª Vara da Justiça Federal em Brasília.
A falha do governo, diz José Luiz Santolin, superintendente jurídico da Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal, Interestadual e Internacional de Passageiros, que moveu a ação), foi não dizer de onde sairá a verba para bancar o benefício, previsto no Estatuto do Idoso.
"A Constituição define que, quando se cria um benefício, deve ser indicada a fonte de custeio", argumentou.
As empresas querem compensação pela perda com os dois assentos gratuitos para idosos com renda de até dois salários mínimos e com a venda de bilhete com 50% de desconto aos que não conseguiram viajar de graça.
A medida cautelar obtida impede que a ANTT (Agência Nacional do Transporte Terrestre) puna as empresas. A agência vai recorrer. A concessão desse benefício, previsto no "Estatuto do Idoso", foi regulamentada no início do mês. (DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Guarulhos tem ônibus depredados em greve
Próximo Texto: Trânsito: Corsa cai em buraco de obra na Vila Olímpia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.