São Paulo, sábado, 28 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FAB vai analisar cinco fatores para explicar acidente

LEILA SUWWAN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os investigadores da Aeronáutica vão analisar cinco fatores para tentar explicar o que causou o acidente com o avião da TAM em Congonhas: as condições da pista de pouso, a manutenção da aeronave, as condições de trabalho e preparo da tripulação, a meteorologia e o controle de tráfego aéreo.
A FAB deve priorizar o cruzamento das gravações de voz e dados dos últimos 15 minutos do vôo para determinar como os pilotos agiram e o avião reagiu na aproximação e no pouso.
Segundo o brigadeiro Jorge Kersul Filho, chefe do Cenipa (centro que investiga acidentes aéreos), o momento é de "cautela" e "seriedade" para que dados isolados não sejam interpretados incorretamente.
Ele fez a ressalva para exemplificar que a hipótese de posicionamento incorreto dos manetes (que comandam a potência nas turbinas) pode ter se baseado em um dado errado, por falha do computador de bordo.
A Airbus emitiu alerta na terça -baseado na análise preliminar do gravador de dados- no qual reforça o modo correto de operação dos manetes com um reversor de turbina inoperante. O alerta levantou a hipótese de falha dos pilotos.


Texto Anterior: Infraero não pode usar laudo como justificativa, diz IPT
Próximo Texto: Justiça nega pedido para interditar Congonhas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.