São Paulo, sábado, 28 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA

Segundo a família, Geraldo Diniz havia disparado 1 tiro com uma espingarda velha, mas estava desarmado ao ser abordado

Aposentado é morto por tenente da Rota

FAUSTO SALVADORI FILHO
DO "AGORA"

Aposentado e portador de Aids, Geraldo Hércules Diniz, 55, foi morto anteontem com um tiro no peito pelo tenente da Polícia Militar Marcio Santiago Higashi Couto, 35, lotado na Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar).
Segundo a família do aposentado, Diniz tomava calmantes, além do coquetel anti-HIV, e ficava agressivo sempre que ingeria alguma bebida alcoólica.
Às 20h30 de anteontem, o escriturário aposentado discutiu durante um jantar com a ex-mulher e os três filhos, em sua casa, na Cohab Taipas, na avenida Elísio Teixeira Leite, em Parada de Taipas (zona norte).
Descontrolado, Diniz discutiu com os parentes e chegou a atirar na direção de um dos filhos, o motorista Adriano Hercules Diniz, no corredor do condomínio.
A arma usada foi uma antiga espingarda 28, com um único projétil, herança do pai de Diniz, morto há 20 anos. O aposentado não atingiu ninguém e, depois, mais calmo, jogou a espingarda no jardim e foi para a avenida.

Abordagem
Vizinhos, porém, ouviram o tiro e chamaram a polícia. PMs foram até lá e abordaram Adriano na frente do prédio, perguntando se ele havia atirado.
O motorista explicou que o tiro havia sido disparado pelo pai e apontou para Diniz. Os policiais se aproximaram do aposentado. O tenente Higashi, na corporação há dez anos, acertou um tiro no peito dele após o aposentado ter esboçado um "gesto brusco", segundo declaração do PM.
Diniz foi atingido na frente do condomínio, a um quarteirão do 74º DP, e morreu no pronto-socorro de Taipas.
Higashi foi indiciado por homicídio culposo (sem intenção). O tenente e outros três subordinados ficarão pelo menos cinco dias em prisão administrativa.
"Meu pai era trabalhador e morreu como bandido", afirmou Ana Lúcia Diniz, 33, outra filha do aposentado.


Texto Anterior: Rio 2: Polícia prende suspeito de assaltar a gravadora de Caetano Veloso e mata outro
Próximo Texto: Outro lado: Policial disse que vítima fez um "gesto brusco"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.