São Paulo, Sábado, 28 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO
Exame, que acontece pela segunda vez, é composto por provas de conhecimentos gerais e redação
346 mil estudantes farão Enem amanhã

da Reportagem Local

Amanhã, 346.819 estudantes de todo o país estarão realizando, a partir das 13h, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A avaliação, que acontece pela segunda vez, é aplicada pelo MEC (Ministério da Educação) para medir competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes durante o ensino médio.
Do total de inscritos, 35% já concluíram o ensino médio (antigo 2º grau). No ano passado, apenas 9,1% dos inscritos estavam nessa condição.
O exame será aplicado em 162 municípios brasileiros. Os locais da prova estão nos cartões de confirmação da inscrição, que os candidatos receberam em suas residências. Aqueles que ainda não receberam podem recorrer aos Correios, à Internet ou a um telefone de plantão para checar onde fará o exame (veja quadro).
O Enem é composto por duas provas: uma de redação e outra de conhecimentos gerais, com 63 questões. Segundo o MEC, ao contrário das provas tradicionais que exigem memorização de conteúdo, o Enem é mais uma prova de interpretação que pretende avaliar se o aluno tem condições de aplicar no dia-a-dia o que aprendeu na escola.
Dessa forma, o estudante deverá ser capaz de ler, compreender, interpretar e produzir textos, envolvendo todas as áreas e disciplinas. As questões vão desde como compreender um problema matemático até como descrever um processo físico.
"Não adianta decoreba ou passar noites em claro estudando aquele conteúdo que ainda não sabe. Todas as informações que o estudante necessitar estarão na prova", diz Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão ligado ao MEC que é responsável pelo exame.

Vestibular
O número de inscritos para o exame deste ano foi 120% superior ao do ano passado. Até hoje, pelo menos 54 instituições de ensino superior (42 particulares e 12 públicas) anunciaram que vão aceitar a nota do Enem -integralmente ou parcialmente- como forma alternativa ao vestibular. Entre as instituições estão a USP, Unicamp e Unesp. Nas duas primeiras, por exemplo, o resultado do Enem vai valer 20% da nota da primeira fase. Já na Unesp, onde só há uma fase, o Enem vai valer até 20% da nota total do candidato.
Os resultados do exame serão divulgados pelo MEC na primeira quinzena do mês de novembro. Os participantes deverão receber em casa um boletim com seu desempenho no exame.


Texto Anterior: "Danço para não dançar na vida", afirma selecionada
Próximo Texto: Liminar desobriga Santo André de repassar recursos ao Fundef
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.