São Paulo, Sábado, 28 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Brasil é vice-campeão mundial em número de infectados
Outdoors em SP alertam para casos de hanseníase oculta

da Reportagem Local

Trinta e cinco outdoors espalhados pela cidade de São Paulo tentam chamar a atenção da população para um problema de saúde pública que muita gente não sabe que tem: a hanseníase.
Os outdoors fazem parte de uma campanha do Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase) para orientar as pessoas sobre os sintomas e diminuir a existência oculta de hanseníase no país.
O Brasil é o vice-campeão em número de casos, perdendo apenas para a Índia.
De 90 a 97, o número de casos acumulados caiu de 18,5 para 5,52 doentes por grupo de 10 mil habitantes. No entanto, enquanto cai a prevalência, o número de casos novos a cada ano vem aumentando. Em 97, houve 44.436 casos, contra 35.922 em 95.
Segundo Gerson Fernando Pereira, coordenador nacional de dermatologia do Ministério da Saúde, isso não significa que o número de casos esteja aumentando de fato, mas que a detecção da doença está evoluindo. "Isso mostra que estamos treinando melhor os profissionais de saúde, que estão mais capacitados para detectar a doença", diz.
O coordenador nacional do Morhan concorda que o aumento da taxa de detecção expressa melhor controle sobre a doença, mas acha que é preciso haver mais empenho por parte do ministério no sentido de orientar a população.
Com esse intuito, o movimento conseguiu que um grupo de empresários doasse 35 outdoors para a cidade de São Paulo. No início do ano, a campanha ocorreu no Rio de Janeiro.
O Morhan mantém um telefone para tirar dúvidas sobre a hanseníase (0800-262001).


Texto Anterior: Liminar desobriga Santo André de repassar recursos ao Fundef
Próximo Texto: Justiça nega liminar contra atendimento diferenciado no HC
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.