São Paulo, domingo, 28 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão Médico

Livro discute câncer e psicologia

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

As pessoas que sobrevivem ao câncer apresentam quase o dobro da taxa de "aflição psicológica severa" (5,6%) em relação às pessoas que não são atingidas pela doença (3,0%).
Esse tipo de aflição severa pode ser traduzido por ansiedade e amargura, entre outros aspectos emocionais.
A médica Karen Hoffman, da Universidade Harvard (EUA), apresentou uma pesquisa na semana passada, em Boston, durante a 50ª reunião anual da Sociedade Americana de Radioterapia e Oncologia. Ela espera que o estudo estimule os médicos a avaliarem também os pacientes com câncer sob o aspecto do estresse psicológico.

Nova área
Abordando uma nova área especializada da psicologia, foi lançado recentemente pela Summus Editorial (Tel. 0/xx/ 11/3865-9890) o livro "Temas em Psicooncologia", coordenado e organizado pela Sociedade Brasileira de Psicooncologia através de alguns de seus associados.
Em suas 645 páginas, distribuídas em 12 capítulos, a obra aborda a psicooncologia pediátrica e a reinserção escolar das crianças, os aspectos psicossociais e os aspectos psiquiátricos da doença em adultos, entre vários outros temas.
A professora Maria Margarida Carvalho, do Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo), destaca no prefácio do livro que a leitura de "Temas em Psicooncologia" corresponde a um curso completo sobre esta especialidade, com detalhes sobre questões psicológicas que muitas vezes são ignorados por médicos que tratam das doenças -e não dos doentes.
Por outro lado, os autores do livro Maria Teresa Veit e Vicente Augusto de Carvalho analisam como o câncer desencadeia comportamentos peculiares nos pacientes.
Alguns desses comportamentos estão relacionados a estigmas, como o da inevitabilidade da morte, e a explicações equivocadas sobre a sua origem, como a de que o câncer seria uma enfermidade contagiosa.

julio@uol.com.br


Texto Anterior: Mais Saudável: Prevenção do diabetes
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: São Paulo tem cara de Alice


Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.