São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perfil do "calouro médio" é mantido

DA REDAÇÃO, EM CAMPINAS

Nos últimos quatro anos o perfil predominante do aluno que entra na Unicamp permaneceu praticamente o mesmo: tem entre 17 e 19 anos (72,3%), é solteiro (96,7%) e homem (56,6%).
No entanto é observado no período compreendido entre 99 e 2002, segundo a Convest, um aumento no percentual de mulheres -saltou de 39,7% para 43,4%.
Em relação à origem dos calouros, a pesquisa mostra que 68,3% vêm do interior do Estado. O percentual também aumentou nos últimos quatro anos. Em 99 eles eram 67,7% dos matriculados.
Os alunos que vieram de outros Estados para cursar a Unicamp representam 12,5% em 2002.
Segundo a pesquisa, a maior parte dos pais de alunos que ingressam na universidade, 59,9%, tem o ensino superior completo. Por outro lado, 10,3% dos pais atingiram apenas o nível primário de educação. As categorias profissionais que agrupam o maior número de pais são, primeiramente, as que incluem profissionais liberais, gerentes, diretores e proprietários de empresas de tamanho médio. Em seguida vêm as categorias que concentram posições mais baixas de supervisão ou inspeção de ocupações não-manuais e donos de pequenas empresas.
Já entre os alunos, 74,5% não trabalham e seus gastos são financiados pela família. Os estudantes que trabalham em tempo integral, por sua vez, são 11,5%. Em relação aos que trabalham e são os principais responsáveis pelo sustento da família, a representatividade despenca para 1,6%.


Texto Anterior: Educação: Unicamp recebe mais alunos da rede pública
Próximo Texto: Panorâmica: Folha realiza mesa-redonda sobre LER/Dort
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.