São Paulo, sexta-feira, 28 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VERDE

Passeio cruza lixão e favela

Cubatão lança projeto para atrair ecoturistas

MARIANA CAMPOS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CUBATÃO

A cidade de Cubatão (58 km a sudeste de SP), que já foi considerada uma das mais poluídas do mundo, lançou ontem o projeto turístico Muito Prazer, Cubatão. A pretensão do plano é tornar a cidade um pólo de ecoturismo.
Roteiros irão explorar os principais pontos da cidade, entre eles: o Parque Ecológico Perequê, com trilhas e cachoeiras, dentro da serra do Mar; o Caminho do Mar, com seus monumentos históricos, construídos em 1922 para comemorar o centenário da Independência; e o Parque Ecológico Cotia Pará, onde vivem animais e aves da mata atlântica.
Há mais de 20 anos, a cidade controla a poluição ambiental. Entre outras ações, foram instalados equipamentos, como filtros, e árvores foram replantadas.
"Começamos a fazer a lição de casa. As indústrias investiram em antipoluentes, conscientizamos a população, arrumamos a nossa serra e estamos colhendo os frutos agora", afirmou o secretário municipal da Cultura e Turismo, Carlos Gilberto de Freitas.
A reportagem participou ontem do passeio de barco no mangue para o lançamento do Muito Prazer, Cubatão. Na primeira parte do trajeto, foi possível avistar vegetação e aves. Já do meio para frente, o percurso passa pelo lixão desativado da Alemoa e por uma favela. No rio, é possível ver tênis, sacolas e embalagens plásticas.


Texto Anterior: Literatura concretista: BNDES paga parceria de Niemeyer e pedreiro
Próximo Texto: Patrimônio perdido: Cai última parede de casarão do séc. 18 em Ouro Preto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.