São Paulo, quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura anuncia que vai retomar área do Clube Tietê

Município alega que instituição, no local há 102 anos, não cuida direito das instalações

Terreno está cedido em comodato ao Tietê desde sua fundação, em 1907; presidente do clube afirma que vai "brigar" pela área

EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo anunciou ontem que vai retomar a área onde, há 102 anos, está instalado o Clube de Regatas Tietê, em Santana (zona norte da cidade).
O terreno é público e está cedido em comodato para o clube desde sua fundação, em 1907. Em 1969 houve uma renovação por 40 anos, que vence hoje.
"Amanhã [hoje] vence a concessão. Não renovaremos", afirmou o secretário de Esportes, Walter Feldman.
A ideia da prefeitura é instalar no local um clube-escola, aberto à comunidade.
Mas não será tão simples, pois o clube promete reagir. "O secretário [Feldman] me ligou perguntando se faremos uma transferência pacífica. Eu disse a ele que não será pacífica. Nós iremos brigar", afirmou o presidente Edson Oliveira Rocha.
A prefeitura alega que o clube está em crise e que não vem cuidando adequadamente das instalações -daí a decisão de não renovar o comodato.
Mesmo que o Tietê seja despejado, ele não vai acabar, pois possui uma sede própria às margens da represa de Guarapiranga. Mas Rocha não quer abrir mão de sua sede social.
"Se eles [a prefeitura] estão preocupados com o uso do espaço público, precisam explicar por que não vão tirar o Palmeiras, o Corinthians, o Esperia e todos os outros que também usam áreas públicas", afirmou o presidente. Ele diz que, se for necessário, vai envolver o Ministério Público na disputa.

Tradição
O Tietê é um dos clubes mais antigos da cidade. O nome vem do rio vizinho, onde frequentadores praticavam remo até meados do século passado.
O clube mais antigo da cidade é o São Paulo Athletic Club, conhecido como Clube dos Ingleses, fundado em 1888.
Foi nas quadras do Tietê que Maria Esther Bueno começou a praticar o tênis. Depois, ela foi tricampeã do torneio de Wimbledon (1959, 1960 e 1964).
Das piscinas do clube também saiu a nadadora Maria Lenk, primeira sul-americana a competir numa Olimpíada (Los Angeles, 1932). O Tietê diz que foi ali que Maria Lenk inventou o nado borboleta.
Hoje, o clube tem 3.200 sócios, dívida de R$ 30 milhões (inclusive de IPTU) e patrimônio de R$ 80 milhões.


Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: Projeto prevê aumentar valor do IPTU de imóvel vazio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.