São Paulo, quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ENTREVISTA

Jovem gosta de desafiar riscos, diz psicóloga

DE SÃO PAULO

Para a psicóloga Luciana Ruffo, do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Informática da PUC-SP, os jovens sabem dos riscos da exposição na internet, mas desafiar limites é comum na adolescência.

 

Os jovens têm noção dos riscos que correm ao se exporem na internet?
Luciana Ruffo
- Todo adolescente sabe que fazer sexo sem camisinha pode engravidar. Mas está cheio de adolescente grávida por aí. As pessoas conhecem os riscos, mas isso não quer dizer que não vão fazer. Existe uma fantasia de que nada vai acontecer, de que sou melhor do que os outros. Isso faz parte da adolescência, esse excesso de confiança.

Esse comportamento é exclusivo do mundo virtual?
A internet é reflexo do que o ser humano é. Ela é só uma ferramenta.

Os riscos na internet são diferentes dos da vida real?
A possibilidade de você conhecer um tarado online é a mesma de conhecer um na rua. Tudo depende de onde você vai. Os pais se questionam se devem deixar filhos pequenos entrarem em redes sociais para crianças. Mas eles deixam a criança pequena ir sozinha ao shopping? Não. É a mesma coisa. Tem de estar do lado para saber o que acontece. (PG)


Texto Anterior: Para especialista, ter apenas amigo virtual pode sinalizar dependência
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.