São Paulo, domingo, 28 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dieta saudável não garante resultado

DA REDAÇÃO

"É complicado associar a palavra prevenção ao câncer." A observação, do chefe de Oncologia Clínica do Hospital do Câncer (São Paulo), Agnaldo Anelli, alerta para o perigo de a população crer que apenas hábitos saudáveis bastam para evitar o câncer.
"Tenho um paciente vegetariano, de 32 anos, que está com câncer de intestino", diz. "Ele tem uma predisposição genética."
Anelli afirma que é possível falar em atitudes preventivas, mas "ter uma dieta saudável não é garantia de resultado".
O especialista explica que o câncer é o crescimento anormal de uma parte do corpo, causado por alterações celulares anormais.
A formação dessas células defeituosas pode ser provocada, segundo Anelli, por substâncias cancerígenas, como o tabaco, mas também por infecções virosas, como é o caso do HPV, que atinge o colo uterino, ou das hepatites B e C, que podem favorecer o desenvolvimento de câncer no fígado.
"A própria carga genética do indivíduo pode predispor a alterações celulares. Um exemplo é a leucemia em recém-nascidos."
Anelli ressalta ainda que a prevenção é uma questão de associação de hábitos. "Não adianta comer tomate com azeite extra-virgem e fumar 30 cigarros por dia."
É importante observar outros hábitos saudáveis. Sueli Couto, do Inca (Instituto Nacional de Câncer), recomenda a prática regular de exercícios -pelo menos 30 minutos por dia, cinco vezes por semana- para evitar a obesidade, relacionada ao câncer da mama, devido a disfunção hormonal. O excesso de álcool também deve ser evitado. (LD)

Texto Anterior: Antioxidantes podem ajudar a proteger células
Próximo Texto: Plantão médico - Julio Abramczyk: Remédio para colesterol pode matar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.