São Paulo, domingo, 28 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antioxidantes podem ajudar a proteger células

DA REDAÇÃO

Estudos mostram que antioxidantes ajudam a combater radicais livres e a prevenir o câncer. Mas o que são essas substâncias e como elas atuam no organismo?
Segundo a World Cancer Research Fund (WCRF), antioxidantes são determinadas vitaminas, sais minerais e fitoquímicos encontrados em alimentos que ajudam a proteger o corpo dos efeitos danosos dos chamados radicais livres de oxigênio.
Formados naturalmente pelo organismo, os radicais livres são moléculas instáveis, que podem ser produzidos, de acordo com a WCRF, também por toxinas (como as presentes no tabaco), poluição, excesso de exposição ao sol e contato com materiais radioativos.
Ainda segundo a fundação, essas toxinas podem ser carcinógenas -ou seja, podem alterar ou danificar a estrutura de células, o que pode levar ao desenvolvimento do câncer.
O papel dos antioxidantes seria, assim, ajudar a eliminar esses radicais livres ou impedir sua formação.
De acordo com Agnaldo Anelli, chefe do serviço de Oncologia Clínica do Hospital do Câncer de São Paulo, antioxidantes são "protetores celulares". "Eles estão associados à menor incidência de câncer", diz.

Texto Anterior: Saúde: Supercomidas ajudam a evitar câncer
Próximo Texto: Dieta saudável não garante resultado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.