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ADMINISTRAÇÃO
Subprefeitura não conseguiu solucionar nem 70% das solicitações feitas por moradores da região neste ano
Pinheiros tem um dos piores atendimentos
DANIELA TÓFOLI
DA REPORTAGEM LOCAL
As subprefeituras de Capela do
Socorro, Pinheiros e Butantã são
as piores colocadas no ranking de
conclusão de reclamações dos
moradores da cidade. Seja por falta de funcionários ou de infra-estrutura, não conseguiram solucionar nem 70% das solicitações
feitas neste ano.
Do lado de fora da Subprefeitura da Capela do Socorro, a última
do ranking, já dá para ver a fila.
Todo mundo fica sentado, mas
até conseguir chegar ao atendimento é preciso certa dose de paciência. Seja para reclamar de buraco na rua, de bueiro sem tampa,
de lixo, ou de rato, a fila é a mesma
e, na maioria das vezes, a população sai de lá sem respostas. Neste
ano, apenas 52,94% das 15.772 reclamações já foram atendidas.
A dona-de-casa Cleide Leite de
Lima, 36, moradora do Jardim
São Rafael, um dos bairros atendidos pela subprefeitura, já se
cansou de reclamar dos problemas da região, como falta de asfalto ou bueiro entupido. "A gente
nunca tem resposta. Já vim aqui
umas dez vezes e nada adianta."
A subprefeitura confirma que a
procura da população é grande e
informa que, no último mês, a
maior parte das reclamações foi
sobre bueiros ou galerias de água.
A assessoria de imprensa, no
entanto, informa que "das mais
de 15 mil reclamações enviadas,
pelo menos 4.000 foram feitas por
um único morador que quer ver o
córrego em frente a sua casa canalizado. Como esta obra ainda não
está programada, as solicitações
continuam abertas prejudicando
nosso desempenho no ranking."
Em penúltimo lugar na classificação está a Subprefeitura de Pinheiros, com 14.018 solicitações
recebidas e 66,79% delas concluídas. As maiores queixas na região
são sobre problemas de jardinagem, buracos, comércio irregular
e bueiros. O subprefeito, Antônio
Marsiglia Netto, explica que já está tomando providências para
melhorar a quantidade de resoluções e conta que, para jardinagem, por exemplo, está contratando quatro novas equipes.
No outro extremo do ranking,
São Mateus leva o primeiro lugar.
Das 7.332 solicitações recebidas
até 16 de novembro, todas tinham
sido atendidas e ainda foram concluídas 2.786 de anos anteriores.
"Temos muitas reclamações de
anos anteriores, desde 2002", conta o subprefeito, Clóvis Luiz Chaves. "Mas assim que chega uma
nova solicitação vamos atrás."
As principais queixas se referem
a buracos e jardinagem. "Principalmente quando chove, aparece
muito buraco porque o asfalto é
antigo. Como os moradores da
região são exigentes, fazem a solicitação e nos cobram."
Chaves diz acreditar que para
atender bem os munícipes é preciso ter infra-estrutura, recursos e
pessoal qualificado. "Não sabíamos que éramos o primeiro do
ranking. O segredo é não deixar o
trabalho acumular."
Além de São Mateus, mais nove
subprefeituras resolveram suas
reclamações deste ano, mas ficaram em posições abaixo por terem concluído menos solicitações
acumuladas de anos anteriores.
A Subprefeitura do Butantã,
que aparece em 29º lugar no ranking, foi a que recebeu mais queixas em números absolutos:
18.143. Ela conseguiu concluir
14.373, mais do que a primeira colocada. Mas em números percentuais, o índice de resolução ficou
em 79,22%. "Os moradores da região são muito conscientes. Por
isso reclamam bastante", conta
Rosele Cristina Ramos, gerente de
atendimento da subprefeitura.
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