São Paulo, segunda-feira, 28 de novembro de 2005

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ADMINISTRAÇÃO

Subprefeitura não conseguiu solucionar nem 70% das solicitações feitas por moradores da região neste ano

Pinheiros tem um dos piores atendimentos

DANIELA TÓFOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

As subprefeituras de Capela do Socorro, Pinheiros e Butantã são as piores colocadas no ranking de conclusão de reclamações dos moradores da cidade. Seja por falta de funcionários ou de infra-estrutura, não conseguiram solucionar nem 70% das solicitações feitas neste ano.
Do lado de fora da Subprefeitura da Capela do Socorro, a última do ranking, já dá para ver a fila. Todo mundo fica sentado, mas até conseguir chegar ao atendimento é preciso certa dose de paciência. Seja para reclamar de buraco na rua, de bueiro sem tampa, de lixo, ou de rato, a fila é a mesma e, na maioria das vezes, a população sai de lá sem respostas. Neste ano, apenas 52,94% das 15.772 reclamações já foram atendidas.
A dona-de-casa Cleide Leite de Lima, 36, moradora do Jardim São Rafael, um dos bairros atendidos pela subprefeitura, já se cansou de reclamar dos problemas da região, como falta de asfalto ou bueiro entupido. "A gente nunca tem resposta. Já vim aqui umas dez vezes e nada adianta."
A subprefeitura confirma que a procura da população é grande e informa que, no último mês, a maior parte das reclamações foi sobre bueiros ou galerias de água.
A assessoria de imprensa, no entanto, informa que "das mais de 15 mil reclamações enviadas, pelo menos 4.000 foram feitas por um único morador que quer ver o córrego em frente a sua casa canalizado. Como esta obra ainda não está programada, as solicitações continuam abertas prejudicando nosso desempenho no ranking."
Em penúltimo lugar na classificação está a Subprefeitura de Pinheiros, com 14.018 solicitações recebidas e 66,79% delas concluídas. As maiores queixas na região são sobre problemas de jardinagem, buracos, comércio irregular e bueiros. O subprefeito, Antônio Marsiglia Netto, explica que já está tomando providências para melhorar a quantidade de resoluções e conta que, para jardinagem, por exemplo, está contratando quatro novas equipes.
No outro extremo do ranking, São Mateus leva o primeiro lugar. Das 7.332 solicitações recebidas até 16 de novembro, todas tinham sido atendidas e ainda foram concluídas 2.786 de anos anteriores. "Temos muitas reclamações de anos anteriores, desde 2002", conta o subprefeito, Clóvis Luiz Chaves. "Mas assim que chega uma nova solicitação vamos atrás."
As principais queixas se referem a buracos e jardinagem. "Principalmente quando chove, aparece muito buraco porque o asfalto é antigo. Como os moradores da região são exigentes, fazem a solicitação e nos cobram."
Chaves diz acreditar que para atender bem os munícipes é preciso ter infra-estrutura, recursos e pessoal qualificado. "Não sabíamos que éramos o primeiro do ranking. O segredo é não deixar o trabalho acumular."
Além de São Mateus, mais nove subprefeituras resolveram suas reclamações deste ano, mas ficaram em posições abaixo por terem concluído menos solicitações acumuladas de anos anteriores.
A Subprefeitura do Butantã, que aparece em 29º lugar no ranking, foi a que recebeu mais queixas em números absolutos: 18.143. Ela conseguiu concluir 14.373, mais do que a primeira colocada. Mas em números percentuais, o índice de resolução ficou em 79,22%. "Os moradores da região são muito conscientes. Por isso reclamam bastante", conta Rosele Cristina Ramos, gerente de atendimento da subprefeitura.


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