São Paulo, quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura de Ilhabela restringirá entrada de veículos durante verão

Medida começa em 2008 e vale para temporada de novembro a março e feriados

FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

A Câmara Municipal de Ilhabela (217 km de São Paulo), no litoral norte, aprovou anteontem à noite um projeto de lei que autoriza a prefeitura a limitar a entrada de veículos durante a temporada de verão (de novembro a março) e nos feriados prolongados. A medida entra em vigor em março de 2008.
O texto não informa qual será o limite, mas autoriza o Executivo a defini-lo por decreto. Segundo o prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), autor do projeto de lei, o limite será de 10 mil veículos. O objetivo é "melhorar o fluxo do trânsito", que costuma ser um problema na cidade no período.
Um dos principais destinos de verão dos ricos de São Paulo, Ilhabela tem 23,8 mil habitantes e uma frota de 6.000 veículos, segundo o IBGE.
Ferreira diz que o número limite tem como base contagens em dias em que houve congestionamentos. Segundo ele, a estrutura viária, que só conta uma avenida ligando os dois extremos da ilha, não suporta mais do que 20 mil veículos.
Questionado se a lei não fere o direito de ir e vir, o prefeito diz que a limitação não é de pessoas. "Mesmo após atingido o limite de veículos, as pessoas poderão vir à cidade. Mas terão que deixar o carro estacionado em outro lugar e usar táxi ou transporte coletivo."
Para ele, a limitação ajudará a combater a poluição na ilha, proporcionará mais conforto aos turistas e ajudará a combater o chamado turismo de um dia. Alguns tipos de veículo estarão imunes à limitação, como oficiais, de moradores ou de donos de imóveis na ilha, além de turistas com reserva em hotéis, pousadas e campings.


Texto Anterior: Saiba mais: Diesel tem alta concentração de enxofre
Próximo Texto: Diretor da Manchete é baleado em assalto à editora em Pinheiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.