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Diesel tem alta concentração de enxofre
DA REPORTAGEM LOCAL
Atualmente, é distribuído
no Brasil um diesel com alta
concentração de enxofre: são
500 ppm (partes por milhão)
desse poluente no combustível nas regiões metropolitanas e 2.000 ppm no interior.
Países da Europa já estão
com 50 ppm e o Japão, com
10 ppm. Apesar de ainda ser
alta no país, a concentração
de enxofre no diesel na década de 1990 era ainda mais
alarmante -de 13.000 ppm.
A qualidade do combustível e a tecnologia dos motores precisam melhorar para
atender às metas do Proconve (Programa de Controle da
Poluição do Ar por Veículos
Automotores), de 1986.
A resolução 315 do Conama (Conselho Nacional do
Meio Ambiente), de 2002,
estabeleceu novos limites de
emissão de poluentes que
devem ser atendidos pelos
veículos leves e pesados.
O documento não especifica qual deve ser a concentração de enxofre no diesel,
mas, para atingir as metas, é
preciso usar o diesel 50 ppm
e motores com catalisadores.
Os veículos pesados do
país, hoje, não têm catalisadores -e o diesel com 2.000
ppm e o com 500 ppm danificam esses equipamentos.
Por isso, para instalá-los nos
caminhões e ônibus, é necessário o diesel 50 ppm.
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