São Paulo, quarta-feira, 28 de novembro de 2007

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Diesel tem alta concentração de enxofre

DA REPORTAGEM LOCAL

Atualmente, é distribuído no Brasil um diesel com alta concentração de enxofre: são 500 ppm (partes por milhão) desse poluente no combustível nas regiões metropolitanas e 2.000 ppm no interior.
Países da Europa já estão com 50 ppm e o Japão, com 10 ppm. Apesar de ainda ser alta no país, a concentração de enxofre no diesel na década de 1990 era ainda mais alarmante -de 13.000 ppm.
A qualidade do combustível e a tecnologia dos motores precisam melhorar para atender às metas do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), de 1986.
A resolução 315 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), de 2002, estabeleceu novos limites de emissão de poluentes que devem ser atendidos pelos veículos leves e pesados.
O documento não especifica qual deve ser a concentração de enxofre no diesel, mas, para atingir as metas, é preciso usar o diesel 50 ppm e motores com catalisadores.
Os veículos pesados do país, hoje, não têm catalisadores -e o diesel com 2.000 ppm e o com 500 ppm danificam esses equipamentos. Por isso, para instalá-los nos caminhões e ônibus, é necessário o diesel 50 ppm.


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