São Paulo, quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

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Usuários perdem mais de 2 h por passagem de ônibus

Passagens para Paraty e Angra dos Reis, no Rio, estão esgotadas até o dia 31

A Polícia Rodoviária Estadual espera aumento do movimento nas estradas superior aos 30% habituais nos feriados prolongados

Eduardo Knapp/Folha Imagem
Fila no terminal rodoviário do Tietê, em SP, para adquirir passagens para o litoral paulista; espera foi de até duas horas e meia


FELIPE BÄCHTOLD
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

AFRA BALAZINA
DA REPORTAGEM LOCAL

Passageiros que foram comprar passagem na rodoviária do Tietê, na capital paulista, na tarde de ontem chegaram a enfrentar até duas horas e meia de fila em frente aos guichês.
A pior situação foi nos balcões da Litorânea, companhia que atende o litoral norte de São Paulo, onde se formou uma fila de mais de cem metros dentro do terminal.
Também entre os destinos mais procurados, Paraty e Angra dos Reis (RJ) estão com passagens esgotadas até o dia 31. Nem a inserção de 15 horários extras por dia pela empresa responsável pela rota conseguiu vencer a demanda. A viação, no entanto, promete colocar mais carros à disposição para sexta-feira e sábado e reabrir as vendas para esses dias.
Nos guichês da Litorânea, o tempo de espera para comprar passagem ontem na rodoviária do Tietê foi maior do que a duração média da maioria das viagens oferecidas pela empresa.
No terminal, o que se viu foram episódios parecidos com os enfrentados pelos viajantes nos aeroportos: passageiros exaustos e reclamando do atendimento prestado. Os usuários também reclamavam da impossibilidade de adquirir a passagem de volta para São Paulo. Segundo funcionários, o sistema da empresa não comporta compras de ida e de volta.
A aposentada Irene Malagola, 56, disse que ficou na fila por duas horas e 40 minutos e não conseguiu passagem. Quando foi atendida, um funcionário informou que não havia lugar nos horários para Ubatuba que ela desejava e a aconselhou a voltar mais tarde.
"Depois de esperar tanto tempo, vi que a informação que me deram na fila, de que haveria carros extras para todos os horários, não era correta."
A publicitária Cristina Robin, 39, preferiu não arriscar passar a tarde na espera. Ao ver a demora na compra de bilhetes para o litoral norte, decidiu adquirir passagem para Taubaté (130 km de SP) e de lá ir até o destino desejado, Ubatuba.
A Socicam, empresa que administra o terminal do Tietê, disse que não houve atrasos ontem nas partidas dos ônibus. Segundo a empresa, houve um aumento de 8% na compra de passagens em comparação com 2005. As viações irão colocar 908 carros extras no Tietê amanhã e, no sábado, 960.

Estradas
A Polícia Rodoviária Estadual espera um aumento do movimento nas estradas superior aos 30% habituais nos feriados prolongados.
De acordo com o tenente Cláudio Rogério Ceoloni, a situação ocorre em razão dos atrasos de vôos e do caos nos aeroportos neste ano.
"Um levantamento que fizemos mostra uma maior lotação de hotéis no interior e no litoral. Mas temos capacidade de absorção nos 24 mil quilômetros de malha rodoviária do Estado", afirmou.
Segundo ele, quase todo o efetivo estará nas estradas -cerca de 4.500 homens.


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