São Paulo, terça-feira, 28 de dezembro de 2010

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Com Rodoanel, caminhões lotam Anchieta

Para fugir de lentidão e do tráfego pesado, carros devem evitar rodovia e priorizar a Imigrantes nos dias úteis

Após Rodoanel Sul, quantidade de carretas aumentou e agravou a lentidão nas saídas para Guarujá e Santos


Eduardo Anizelli/Folhapress
Homens trabalham na construção de uma barreira de proteção no trecho sul do Rodoanel

ALENCAR IZIDORO
ENVIADO AO LITORAL PAULISTA

O motorista terá pela primeira vez numa temporada de verão a alternativa do trecho sul do Rodoanel e da Nova Jacu-Pêssego para tentar escapar dos congestionamentos urbanos no caminho do litoral sul de São Paulo.
O problema é que quem optar pela Anchieta, de segunda a sexta-feira, corre o sério risco de ficar atrás de uma fila de caminhões.
A dica do diretor-superintendente da Ecovias, Humberto Gomes, para que os carros priorizem a Imigrantes nos dias úteis foi reforçada neste ano pela disparada do tráfego pesado na Anchieta.
A rodovia teve um aumento de 45,7% nos caminhões que passaram pelo pedágio do planalto em novembro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2009.
Na Imigrantes, houve queda de 23,5% desse tráfego.
A principal explicação é que, antes, a maioria saía da avenida dos Bandeirantes (zona sul) e já pegava a Imigrantes, primeira rodovia à disposição, para cair na Anchieta somente no instante de descer a serra.
Somado ao aquecimento do porto de Santos, a estrada mais antiga se consolidou como uma rota de caminhões.
Não é à toa que, de segunda a sexta, há congestionamentos frequentes na ida ao litoral pela Anchieta, como nos acessos para Guarujá e Santos. O horário das 17h às 19h é um dos mais fatídicos.
"Eram problemas incipientes. Agora já estão instaurados. É preciso apagar incêndio", afirma Gomes. "Mas no final de semana é menos afetado", avalia.

OBRAS
A constatação dos gargalos levou a Ecovias a enviar neste ano um pedido de três obras ao governo paulista.
Entre elas, um novo trevo no km 55 da Anchieta, no cruzamento da Cônego Domênico Rangoni, e a terceira faixa de 8 km rumo ao distrito industrial de Cubatão.
Desde abril, após a abertura do trecho sul do Rodoanel, a quantidade de carros subiu 7% e a de caminhões 12,7% na Anchieta-Imigrantes em relação ao ano anterior.
A Ecovias ainda não sabe até que ponto a nova via foi determinante, já que há outros fatores, como a economia e a elevação da frota.
"Até agora não foi possível sentir um impacto considerável. Mas vamos aguardar neste verão. A tendência é ter mais visitantes do interior", diz João Paulo Tavares Papa (PMDB), prefeito de Santos.
Um efeito já percebido pela concessionária foi uma mudança nos horários.
Antes, as carretas programavam as viagens para evitar os picos da capital paulista, onde enfrentavam restrições. Agora, com a opção do Rodoanel, elas se concentram no horário comercial.


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