São Paulo, quinta-feira, 29 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Silicone reduz detecção de tumor em seio

DA REPORTAGEM LOCAL

Um estudo publicado no "Jornal da Associação Médica Americana" mostra que próteses de silicone reduzem as chances de diagnóstico de câncer de mama durante uma mamografia.
O estudo envolveu sete centros de registros de mamografia nos EUA e analisou mais de 1 milhão de exames de mulheres.
Entre as mulheres com prótese de silicone e câncer de mama assintomático, apenas 46,5% dos tumores foram detectados. Entre as que não tinham prótese, o índice subiu para 67,2%. Já nos grupos de mulheres com silicone que não tinham câncer, a sensibilidade da mamografia foi a mesma.
Segundo o cirurgião oncológico José Luiz Bevilacqua, do IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer), o estudo mostra o que, na prática, os mastologistas já sabiam: o silicone diminui a sensibilidade da mamografia.
Nos casos de mulheres jovens -o maior público dos implantes-, as mamas já são, em geral, mais densas. Apenas esse fator já diminui a sensibilidade do exame.


Texto Anterior: Saúde: País negocia pagar royalties a laboratório
Próximo Texto: Diplomacia: Deportados chegam e são interrogados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.