São Paulo, terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

entrevista

"Um menino gritava para eu tirar o pai dele"

DA AGÊNCIA FOLHA

Mesmo sem saber nadar, a costureira Rosângela Maria Martins de Matos, 47, não titubeou ao pular no meio do rio e tentar salvar um por um os ocupantes do carro. Retirou cinco crianças -ela disse que ficou frustrada por não salvar todos. Em conversa por telefone com a Folha, sob efeitos de calmantes, ela relembrou os momentos que passou anteontem e chorou. Leia trechos da entrevista. (RB)

 

FOLHA - Quando percebeu que o carro não passaria pelo córrego?
ROSÂNGELA MATOS -
Estava no porta-malas com as crianças, e meu genro começou a gritar, dizendo que a gente ia morrer. Pensei que era brincadeira, mas depois vi que era sério. Aí comecei a esmurrar o vidro, mas não quebrava. Usei um [aparelho de] som que a gente tinha levado. Só na terceira tentativa é que consegui fazer um buraco. Saí e puxei as duas crianças maiores e depois subi no capô.

FOLHA - A água já tinha inundado todo o carro?
MATOS -
Já. O carro já estava cheio. Eu tentei tirar mais pessoas, mas como não estava conseguindo dar pé, resolvi subir no carro. Aí puxei meu filho pelo braço. Depois tirei outro menino e, depois de um tempo, a minha netinha, que já estava roxinha. Aí eu fiquei chupando a água de dentro da boca dela. E ela começou a chorar.

FOLHA - Ainda tentou tirar as outras pessoas do carro?
MATOS -
Tentei. Não tinha como quebrar os vidros. Tentei abrir as portas, mas não sei nadar e estava com medo de deixar as crianças sozinhas. Uma das meninas ficou dentro do carro abraçada com a mãe. [Ela] Não queria sair. Uma das mulheres tentou sair e acabou entalando. Eu também estava com medo de deixar as crianças sozinhas em cima do carro. Tinha menino querendo pular no rio, gritando para eu salvar os pais deles. Foi horrível. Aí eu fiquei abraçada com eles, chorando, rezando e esperando socorro. Foi por ajuda de Deus que me salvei e salvei as crianças, mas queria ter salvado mais gente.


Texto Anterior: 7 pessoas morrem em carro atolado; avó salva 5 crianças
Próximo Texto: Shopping quer abrir avenida dentro de CEU
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.