São Paulo, domingo, 29 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Laparoscopia é o procedimento mais utilizado

DA REPORTAGEM LOCAL

A técnica cirúrgica mais usada para a remoção da vesícula é a videolaparoscopia. Em vez de incisões de 20 cm a 30 cm de extensão, feitas na cirurgia convencional, o procedimento consiste na inserção, por meio de pequenos orifícios no abdômen, de tubos equipados com instrumentos minúsculos e uma pequena câmera de vídeo.
O tempo de recuperação no pós-operatório é menor. Geralmente, o paciente fica um dia internado e retorna às atividades em uma semana.
Mas, assim como no caso do vice-presidente José Alencar, há situações em que videolaparoscopia não pode ser usada. Obesidade e aderências abdominais causadas por cirurgias anteriores são algumas das razões que levam os médicos a optar pela técnica tradicional.
Segundo o gastroenterologista Raul Cutait, a retirada da vesícula não causa problemas à saúde. As alterações relatadas por 2% dos operados são desarranjos intestinais após a ingestão de comida gordurosa.



Texto Anterior: Saúde: Vesícula é extraída mesmo sem sintoma
Próximo Texto: Plantão médico: Jovens casais dispensam casamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.