São Paulo, quinta-feira, 29 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

#PREENCHA O TITULO AQUI#

RIO

Secretário nega acordo com Comando Vermelho para evitar greve de fome em prisão
O secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, João Luiz Duboc Pinaud, confirmou que designou uma comissão para negociar com 230 presos da galeria E do presídio Vicente Piragibe, em Bangu (zona oeste), que ameaçavam entrar em greve de fome ontem. Mas negou qualquer entendimento com o CV (Comando Vermelho).
"Não reconheço, não atribuo legitimidade às facções. Para mim, existem internos, e eu quero reconhecer os direitos humanos deles, fornecer o máximo de trabalho e uma alimentação sadia", declarou Pinaud.
Anteontem, a mãe de um preso ligado ao Comando Vermelho disse à Folha que a greve teria sido adiada após uma negociação com o governo.
Na semana passada, a mãe divulgou suposta carta do CV, que dizia que detentos da galeria E do Vicente Piragibe já teriam direito ao regime semi-aberto, mas permaneciam em regime fechado, recebendo maus-tratos por parte de agentes penitenciários e comida estragada.

Ameaça
No documento, os presos ameaçavam entrar em greve de fome caso o governo não tomasse providências.
De acordo com o secretário, os presos não fizeram à comissão nenhuma referência aos maus-tratos ou à comida estragada citada na carta.
"As reivindicações eram sobre a inadequação do presídio em relação ao regime semi-aberto e a um aumento nos períodos de banhos de sol e de visitas", disse Pinaud.
O secretário afirmou que a Defensoria Pública do Rio já providenciou o acréscimo de defensores no presídio e que a direção aumentou o tempo do banhos de sol e das visitas.
Ontem, Pinaud assinou um convênio com a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) garantindo 200 empregos para presos em regime semi-aberto.
(DA SUCURSAL DO RIO)


Texto Anterior: Panorâmica - Segurança: Prefeitos de São Paulo se reúnem hoje para discutir combate à criminalidade
Próximo Texto: Presídios: SP quer ser modelo de gestão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.