São Paulo, sábado, 29 de março de 2008

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Carro de secretário invade corredor de ônibus

Veículo do tucano Ricardo Montoro ocupa pista exclusiva irregularmente por ao menos cinco minutos para driblar trânsito na Nove de Julho

Em 2007, a velocidade média dos ônibus caiu em sete dos nove corredores da cidade, prejudicando dois milhões de passageiros

Eduardo Knapp/Folha Imagem
Carro oficial do secretário Ricardo Montoro (PSDB) no corredor de ônibus da av. Nove de Julho; ele disse que não estava no veículo

EDUARDO KNAPP
REPÓRTER-FOTOGRÁFICO

ROGÉRIO PAGNAN
EVANDRO SPINELLI

DA REPORTAGEM LOCAL

O carro oficial do secretário Especial para Participação e Parceria da Prefeitura de São Paulo, Ricardo Montoro (PSDB), foi flagrado ontem pela Folha circulando irregularmente em um corredor exclusivo para ônibus.
Às 13h10, o Astra com placa de representação (de bronze e de número 013) usou o corredor da avenida Nove de Julho, na região do Jardim Paulista, por pelo menos cinco minutos.
Esse foi o tempo que a reportagem da Folha acompanhou o veículo, entre a avenida Brasil e o viaduto Nove de Julho.
Naquele horário, o trânsito não estava intenso, mas o carro só deixou o corredor no seu final. Por usar películas escuras nos vidros, não foi possível identificar quantas e quais pessoas estavam no carro. A assessoria de Montoro afirma que ele não estava no veículo (leia texto nesta página).
Pela legislação de trânsito -que inclui a portaria 154/07 publicada pelo município-, somente ônibus, táxi (com passageiro) e veículos de emergência (em situação de emergência) podem utilizar a faixa. Outros veículos oficiais, como o de Montoro, não são autorizados.
É autorizada a "circulação de veículos de passeio ou de uso misto nos fins de semana, feriados e diariamente durante as madrugadas -consideradas horários ociosos", segundo orientação disponível na página oficial da prefeitura.
O principal objetivo da criação de corredores na capital é tentar aumentar a qualidade e a eficiência do transporte público para livrar os veículos dos congestionamentos.
Na última segunda-feira, a Folha revelou que a velocidade média dos ônibus caiu no ano passado em sete dos nove corredores, prejudicando a viagem de 2 milhões de passageiros diários. Uma das causas da piora é justamente a invasão das pistas por automóveis.

Desrespeito
O desrespeito à legislação flagrado pela Folha ocorre no momento em que a gestão Gilberto Kassab (DEM) afirma estudar medidas para tentar amenizar o trânsito.
Na semana passada, após consecutivos recordes de congestionamento, o prefeito anunciou um pacote de medidas para amenizar o problema. No conjunto de ações divulgadas, estão 17 trechos de vias onde haverá maior restrição ao estacionamento e às operações de carga e descarga.
Além disso, Kassab determinou ao secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes, que apresente estudos com o objetivo de ampliar o horário do rodízio de veículos.
O presidente da Associação Brasileira de Profissionais do Trânsito, Julyver Modesto de Araújo, afirma que o comportamento do funcionário do município tem um efeito pedagógico nocivo.
"Com essas placas de representação, elas [as autoridades] se sentem anônimas para desrespeitar a lei de trânsito, se sentem impunes", diz.
A Folha solicitou à assessoria de Montoro o contato do motorista. A resposta foi que não seria fornecido o telefone ou o nome do profissional. Não informou também se é um funcionário público ou de empresa terceirizada. Montoro também não atendeu à reportagem.
O transporte público é a segunda área mais mal avaliada da prefeitura, segundo pesquisa Datafolha de fevereiro. Ganha apenas da saúde.


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