São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVA LEI

Prefeitura terá que divulgar nome de servidor na internet

DA REPORTAGEM LOCAL

Todos os órgãos municipais de São Paulo terão de publicar, em suas páginas na internet, a relação de seus funcionários, incluindo os que ocupam cargos de confiança. Esse é o teor de uma lei aprovada pela Câmara, sancionada pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) e publicada no sábado no "Diário Oficial" do município.
A listagem terá de ser atualizada a cada 30 dias. Devem constar da relação o nome do funcionário, cargo que ocupa e unidade em que exerce a função. Não será possível saber o salário do servidor.
A medida vale para a prefeitura, para empresas municipais, para autarquias e fundações, para a Câmara e, também, para o Tribunal de Contas do Município.
Todos os meses, a relação terá de ser atualizada. A medida já está em vigor, mas a prefeitura e a Câmara têm 30 dias para editar portarias com instruções a seus órgãos sobre como cumprir a determinação. As primeiras listas de servidores devem começar a ser publicadas em cerca de dois meses.
"Acho uma medida importante para que se consiga saber quem trabalha e onde", disse o diretor-executivo da ONG Transparência Brasil, Claudio Weber Abramo.
Ele afirma no entanto, que a divulgação deveria ser centralizada. "O governo federal tem um sistema de administração de pessoal que funciona bem em alguns órgãos, mas em outros, não. Quem é que vai obrigar os órgãos a cumprirem a determinação e atualizar os seus dados?"
Outro problema apontado por Abramo é que, para se descobrir em qual órgão trabalha o servidor, será necessário procurar nos sites de todos os órgãos. "É um avanço na transparência das informações públicas, sem dúvida, mas a prefeitura poderia fazer um buscador para centralizar todos esses dados. É um programa bem trivial, muito simples."
(ES)


Texto Anterior: Carro oficial de secretário municipal é flagrado parado em local proibido
Próximo Texto: Para perícia, madrasta iniciou, com chave, agressões a Isabella
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.