São Paulo, quarta-feira, 29 de abril de 2009

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Escola técnica de SP tem nota semelhante à de particular

Notas médias no Enem foram de 59,2, nas públicas, e 60,4 nos colégios privados

Para responsável pelas escolas técnicas, resultados se devem à integração do currículo regular com aulas profissionalizantes


DA REPORTAGEM LOCAL

As escolas profissionalizantes (técnicas) estaduais gratuitas que oferecem ensino médio em São Paulo tiveram notas semelhantes as das particulares no Enem (59,2 e 60,4, respectivamente, em escala até 100).
Entre todas as modalidades, as que obtiveram as maiores médias foram as federais (71,2), mas que contam com apenas três unidades no Estado.
As escolas estaduais "convencionais" (sem vestibulinho) obtiveram média de 47,3.
Questionado se as escolas privadas não deveriam ter um desempenho melhor, uma vez que cobram mensalidades, o presidente do Sieeesp (sindicato dos colégios particulares do Estado), Benjamin Ribeiro da Silva, afirma que "há escolas privadas de todos os tipos, elas valem quanto custam".
Segundo Silva, parte da classe média tem sentido atração pela opção das escolas técnicas. "Mas também não é fácil entrar, há uma grande concorrência pelas vagas."
Para a diretora do Centro Paula Souza (órgão da gestão José Serra responsável pelas escolas técnicas estaduais), Laura Laganá, as escolas técnicas da rede apresentam bons resultados justamente por integrarem o currículo regular do antigo colegial com disciplinas profissionalizantes.
Os alunos podem fazer o curso regular e o técnico ao mesmo tempo (cerca de 60% dos alunos fazem tal opção).
"O aluno pode aplicar o conhecimento de geometria em disciplina de construção civil. E mesmo os que não fazem o curso técnico têm à disposição os laboratórios", disse Laganá.
Outra vantagem das suas escolas, diz, é poder selecionar os estudantes -há cerca de seis candidatos por vaga. A rede estadual "convencional" precisa aceitar todos os interessados.
O orientador vocacional Leo Fraiman afirma que o Enem não é suficiente para um pai decidir tirar o filho da escola pública e tentar colocá-lo em colégio técnico. "O Enem não mostra o clima da escola, as atividades extracurriculares. Mas é um bom indicador, a prova é bem feita." (FÁBIO TAKAHASHI)


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