São Paulo, sexta-feira, 29 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo Enem abre inscrições no dia 15; exame terá 180 questões

Exame vai durar 10 horas e será em 3 e 4 de outubro; inscrições vão até 17/7

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Inep (instituto ligado ao MEC) divulgou ontem os detalhes do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), criado para substituir o vestibular nas universidades federais.
Serão dez horas de prova, em dois dias, com 180 questões -45 para cada matéria- e uma redação. A previsão, anteriormente, era de 200 perguntas, mas foi alterada a pedido de reitores, preocupados em não deixar a prova fosse muito longa.
A decisão sairia hoje, em reunião com integrantes do MEC, secretarias estaduais e universidades, mas foi adiantada pela necessidade de editar uma portaria para licitar o exame.
A avaliação ocorrerá em 3 e 4 de outubro. No sábado, das 13h30 às 17h30, serão as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo, as de linguagem, matemática e uma redação com tema dissertativo, das 13h30 às 18h30. Não será cobrada língua estrangeira.
As inscrições dos alunos do terceiro ano do ensino médio deverão ser feitas pela internet, em www.enem.inep.gov.br/inscricao, entre os dias 15 de junho e 17 de julho.
Quem estudar em escola particular deverá, na ocasião, imprimir o boleto para pagar os R$ 35 de taxa de inscrição. O exame continuará gratuito para os alunos da rede pública.

Notas
A nota do Enem valerá para o ingresso em universidades federais que aderiram ao critério de incluir o desempenho no exame no processo de seleção, cursos técnicos federais de nível superior e para aqueles que querem obter um certificado de conclusão do ensino médio. No terceiro caso, a nota mínima é definida pelos Estados.
Os resultados serão enviados aos estudantes pelos Correios na segunda quinzena de janeiro do ano que vem.


Texto Anterior: Evasão sobe 40% nas universidades pagas
Próximo Texto: Secretário admite falhas em processo de escolha de livros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.