São Paulo, quinta-feira, 29 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Militares sobem duas favelas em busca de fuzis roubados de museu

TALITA FIGUEIREDO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Militares do Exército fizeram ontem operações nos morros Pavão-Pavãozinho (Copacabana, zona sul) e Rocinha (São Conrado, zona sul) em busca de três fuzis furtados na véspera do Museu Histórico do Exército, que funciona no Forte de Copacabana. Dois soldados da unidade estão sendo apontados como autores do furto.
As operações fracassaram. Nem as armas nem os acusados foram encontrados. O Exército planeja, mesmo assim, manter a ocupação no Pavão-Pavãozinho até a descoberta de pistas ou a localização dos fuzis e dos responsáveis.
A ação dos militares no Pavão-Pavãozinho contou com a presença do comandante do CML (Comando Militar do Leste), general Manoel Luiz Valdevez Castro. A PM (Polícia Militar) e a Polícia Civil participaram da operação.
Segundo o CML, o soldado Carlos Henrique de Melo, 18, desmontou três fuzis FAL calibre 762 mm ao fazer manutenção das armas por volta das 20h30 de terça. A seguir, teria guardado as peças em uma bolsa e fugido pela praia do Diabo, vizinha ao forte.
O soldado Carlos Eduardo Teixeira de Farias, 18, que também servia no forte, mas não estava trabalhando ontem, seria cúmplice de Melo. Ambos ingressaram no Exército em março deste ano.
Munidos de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, 135 militares participaram da operação no Pavão-Pavãozinho, onde Melo mora. Ao chegar à favela, os militares ouviram tiros, mas não houve revide. O comandante do CML conversou com os pais do soldado.
Na Rocinha, militares à paisana do serviço de inteligência do Exército visitaram a casa de Farias e também conversaram com seus pais, que teriam se mostrado surpresos com a suposta participação do filho no furto das armas.


Texto Anterior: Rio: Garotinho exonera comandante-geral da PM
Próximo Texto: Empresa responsável por limpeza de aeroporto contratou traficantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.