São Paulo, sábado, 29 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SANGUE

Especialista critica decisão sobre doação

DA AGÊNCIA FOLHA

O presidente da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, Carlos Chiattone, criticou ontem a decisão da Justiça Federal que determina que não sejam aplicadas questões para identificar a orientação sexual de possíveis doadores de sangue na entrevista para coleta.
Para ele, a medida ameaça a "segurança na transfusão sangüínea". "Embora os exames sorológicos sejam de grande avanço, há indivíduos que se infectaram recentemente, e os exames são negativos, a chamada janela imunológica." Essa janela dura cerca de um mês.
A Anvisa informou que informou que irá recorrer da decisão judicial. "Quando se fala em excluir pessoas da doação de sangue pelos seus comportamentos de risco é muito tênue a linha que separa o preconceito e o julgamento moral da decisão baseada em evidências científicas", disse a agência em nota.


Texto Anterior: Maria-fumaça de 1867 volta hoje aos trilhos da Grande SP
Próximo Texto: Infância: Febem vai mudar de nome, diz Lembo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.